ciências do mar,
90 seg

Ep. 339 Ana Isabel Neto – Diminuir a emissão de gases com efeito estufa e controlar uma espécie invasora “com uma cajadada”

March 12, 2018

ep339_interiorEste grupo de investigação está a desenvolver o cultivo de algas em aquacultura com o objetivo de as usar em ração para gado. Quando são inseridas na dieta de bovinos, estas algas têm a particularidade de reduzirem as emissões de dióxido de carbono produzidas pelo gado​.


Ana Isabel Neto, professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores (UAC), é responsável pelo subgrupo em Investigação Aquática Insular do Grupo de Biodiversidade dos Açores (GBA) do CE3C – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais.

“A nossa investigação atual debruçasse essencialmente sobre as algas do género Asparagopsis que têm nos Açores uma espécie nativa que é a Asparagopsis taxiformis e uma espécie não nativa que é a Asparagopsis armata. A investigação surge com o incentivo de tentar perceber qual é o nível de invasão da espécie não nativa, a Asparagopsis armata, e tentar perceber de que modo as duas espécies coexistem aqui no nosso litoral”, explica.

Paralelamente este projeto tem também uma componente aplicada no sentido de perceber potenciais atividades e aplicações destas duas espécies para a indústria. Segundo Ana Isabel Neto, a espécie nativa já foi investigada a vários níveis, tendo já sido possível verificar que extratos ou porções desta alga na ração do gado diminuem as emissões de dióxido de carbono, e essa é uma mais-valia do ponto de vista desta espécie.

A espécie invasora, embora apresente propriedades semelhantes, não pode ser usada para produção em aquacultura, contudo, a mesma pode ser colhida com o intuito de aumentar a biomassa disponível para a indústria, controlando assim a expansão da espécie no litoral açoriano.

“Nesta aquacultura que está agora na moda aqui nos Açores a espécie nativa é um alvo potencial para cultivo a curto e médio prazo no sentido de aumentar a biomassa disponível, não só para esta aplicação da utilização nas rações do gado mas também para outras aplicações a nível industrial, como a indústria da cosmética”, acrescenta.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | UAC

Scroll to top