bioquímica,
90 seg

Ep. 367 Teresa Casimiro – Grupo de investigação quer tornar a produção de medicamentos mais limpa e com menos desperdícios

April 19, 2018

ep367_interiorReduzir os custos, remover impurezas, e tornar o processo de produção de medicamentos mais ambientalmente sustentável é o objetivo deste grupo.​


Teresa Casimiro, investigadora do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV REQUIMTE) na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), está a olhar para o dióxido de carbono super crítico como uma possível solução para resolver estes problemas.

“No nosso laboratório produzimos e processamos polímeros que as pessoas conhecem normalmente como plásticos utilizando dióxido de carbono super crítico. Isto quer dizer, todos conhecem o dióxido de carbono que é o CO2, como um dos gases responsáveis pelo efeito estufa, mas quando o utilizamos no nosso laboratório num recipiente de aço acima de 31 graus e 73 atmosferas ele é um excelente solvente para substituir os solventes orgânicos, esses sim são altamente tóxicos e são tipicamente utilizados na produção destes polímeros”, conta.

Segundo a investigadora, no final da produção o CO2 separa-se facilmente dos materiais, e não deixa quaisquer resíduos ou impurezas. “Isto é extremamente importante quando estamos a falar de aplicações para a indústria farmacêutica ou biomédica”, acrescenta.

“Nos últimos anos temos desenvolvido materiais para purificação de princípios ativos de medicamentos. Estes são os responsáveis pelo seu efeito terapêutico e são produzidos em larga escala na indústria farmacêutica através de reações químicas. No fim do processo esses princípios ativos ficam com impurezas misturadas que têm que ser removidas para que não façam mal à nossa saúde”, explica.

No laboratório de Teresa Casimiro, foi desenvolvida uma técnica de impressão molecular de cavidades no polímero que são complementares à estrutura das impurezas produzidas na indústria farmacêutica. Estes polímeros têm assim uma elevada afinidade para essas impurezas, que pode levar ao desenvolvimento de produtos de purificação a baixo custo para a sua remoção.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | LAQV | FCT NOVA

Scroll to top