antropologia,
90 seg

Ep. 372 Cristina Santinho – Dificuldades no acesso ao emprego e no ensino de português impedem os refugiados de permanecer em Portugal

April 26, 2018

ep372_interiorAtravés de um programa de ensino sobre a língua e a cultura portuguesa, esta investigadora pretende ajudar os refugiados a sentirem-se integrados na nossa sociedade.​


Cristina Santinho, investigadora do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) no ISCTE-IUL, está a desenvolver o programa Living in a Different Culture (Viver numa cultura diferente), com o objetivo de integrar os refugiados na sociedade portuguesa e de ajudar aqueles que tenham perfil académico a prosseguir os seus estudos.

“O meu trabalho de investigação tem sido sobre refugiados em Portugal. Tenho feito essencialmente um estudo sobre as práticas e as políticas de acolhimento e integração na sociedade portuguesa. Então aí comecei a fazer investigação quer com os próprios refugiados, portanto, trabalho de campo com eles, observação participante, entrevistas, acompanhá-los às várias instituições, conversar com eles, acompanhar as suas vidas, mas percebi que precisava mais do que isso”, conta.

“Precisava de compreender também os interlocutores preferenciais deles, ou seja as instituições responsáveis pelo seu acolhimento e integração. Há uma grande diferença entre as políticas de acolhimento e integração de refugiados e uma outra coisa completamente diferente e muitas vezes contraditória que são as práticas destas mesmas instituições e é aí que começam os problemas de facto num bom acolhimento e numa boa inserção dos refugiados na sociedade portuguesa”, acrescenta.

Segundo Cristina Santinho, as políticas são muito díspares das práticas o que leva a que muitos dos refugiados que foram acolhidos no nosso país acabem por abandonar Portugal. “Isto acontece porque têm falhado muitos apoios, nomeadamente o ensino de português que é obrigação do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o acesso ao emprego”, conclui.

Para resolver este problema, Cristina Santinho desenvolveu o programa Living in a Different Culture em conjunto com o ISCTE-IUL. A investigadora está também empenhada em ajudar estudantes refugiados a prosseguir os seus estudos, encontrando-se neste momento a desenvolver um projeto de apoio ao acesso ao ensino superior.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | ORCID | CRIA

Scroll to top