genética,
90 seg

Ep. 456 Maria Inês Almeida – RNA não codificante guarda pistas para o diagnóstico de doenças osteoarticulares

September 24, 2018

ep456_interiorEsta investigação está a olhar para o RNA não codificante na expetativa de o usar como ferramenta de diagnóstico e de prognóstico em doenças que afetam os ossos.​


Maria Inês Almeida, investigadora no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) e no Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (INEB), tem como foco a investigação na área osteoarticular, mais particularmente em doenças que afetam o osso.

“O que pretendo explorar são os mecanismos que alteram o equilíbrio normal do osso, porque se percebermos como reequilibrar este normal funcionamento do osso podemos desenhar um caminho para o desenvolvimento de novas terapias”, conta.

Para atingir este objetivo, Maria Inês Almeida está há mais de dez anos a tentar compreender o envolvimento das moléculas de RNA não codificantes que têm origem no genoma.

Estas moléculas têm origem no nosso código genético mas, ao contrário do RNA codificante, não têm um código para proteínas, portanto, não originam proteínas.

Embora estas moléculas não codifiquem proteínas já foi provado que as mesmas têm algum papel no desenvolvimento de doenças.

“Nós sabemos a função de alguns desses RNA não codificantes. Sabemos por exemplo que alguns deles estão envolvidos em doenças, sabemos que podemos utilizá-los como ferramenta de diagnóstico e de prognóstico e inclusivamente alguns deles estão a ser testados atualmente em ensaios clínicos. No entanto, a função da grande maioria destes RNA não codificantes ainda é desconhecida e é isso que nós temos vindo a explorar tendo sempre em mente novas formas terapêuticas para as doenças ostioarticulares”, explica.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | UP

Scroll to top