genética,
90 seg

Ep. 1377 Alexandra Moreira – Projeto iPLUS estuda o uso de sequências não codificantes do DNA para a produção de proteínas com fins farmacêuticos

July 26, 2022

ep1377_interiorO iPLUS é uma sequência não codificante do nosso genoma que é muito importante na produção de proteínas.


Alexandra Moreira, investigadora no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e docente no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), está a desenvolver o projeto iPLUS com o objetivo de estudar o uso de sequências não codificantes do DNA nos processos de produção de proteínas com interesse biofarmacêutico.

O iPLus é uma sequência não codificante do nosso genoma, ou seja, é uma sequência de DNA que não está diretamente ligada à codificação de proteínas, mas que é muito importante para a expressão dos genes, auxiliando-os de forma indirecta na produção de mRNA e de proteínas.

Esta sequência existe no mRNA e quando é colocada à frente de um gene tem a propriedade de o estabilizar. Com base nesta característica a equipa de Alexandra Moreira está a estudar a possibilidade de usar o iPLUS na produção de proteínas recombinantes com fins terapêuticos.

“No seguimento de termos sido galardoados com o prémio do Programa Gilead Génese, nós propusemos demonstrar que quando inserimos o iPLUS em mRNA para a produção da proteína da espícula do SARS-COV-2, nós conseguimos aumentar a estabilidade desse mRNA”, revela.

Esta técnica poderá ser importante para o desenvolvimento de novas vacinas para combater a COVID-19, mas também para a prevenção contra outras doenças virais.

“Não temos no meu grupo a ambição de testar esta metodologia em modelos animais mas estamos a falar com colegas nossos no i3S de forma a poder eventualmente fazê-lo no futuro”, reforça.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | i3S

 

Scroll to top