neurociências,
90 seg

Ep. 476 Helena Vieira – O monóxido de carbono tem um papel fundamental na proteção das células neuronais após um AVC isquémico

October 22, 2018

ep476_interiorEsta investigação está a estudar a função anti-inflamatória e protetora do monóxido de carbono nas células neuronais, com o objetivo de a usar como fator de proteção após um acidente vascular cerebral (AVC) isquémico.​


Helena Vieira, investigadora do CEDOC – Centro de Estudos de Doenças Crónicas da Faculdade de Ciências Médicas (Nova Medical School) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), está a estudar os mecanismos que o nosso organismo usa para se proteger do AVC isquémico.

O AVC isquémico acontece quando o sangue deixa de irrigar o tecido do cérebro. Esse tecido, e as células que o compõem, ficam sem nutrientes e sem oxigénio o que leva a uma rápida morte celular.

“A nossa estratégia é perceber quais são os mecanismos que o próprio organismo tem para se defender e tentar facilitar esses mecanismos. A estrela da companhia do laboratório, a molécula que nós trabalhamos mais e estudamos mais é o monóxido de carbono (CO). O que nós fazemos no laboratório é tentar perceber os processos onde o monóxido de carbono está envolvido e que ajudam a célula a viver melhor ou a sobreviver”, explica.

Helena Vieira trabalha essencialmente com astrócitos, células em forma de estrela que dão suporte aos neurónios. Estas células têm uma relação próxima com o monóxido de carbono, pois é o CO que inibe a morte celular dos astrócitos, e que melhora a função metabólica destas células.

“Mais recentemente foi descoberto que os astrócitos também estão envolvidos com respostas inflamatórias. Estamos então a trabalhar com fatores anti-inflamatórios que o CO ajuda os astrócitos a produzir e a libertar”, acrescenta.

Helena Vieira quer, no fundo, perceber como funciona a comunicação entre as células e como podemos facilitar essa comunicação de forma a manter os tecidos a funcionar o melhor possível.

Garantir esta comunicação pode ser a chave para desenvolver novas terapias de proteção e tratamento após um AVC isquémico.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | CEDOC

Scroll to top