bioquímica,
90 seg

Ep. 498 Ricardo Pires – Laboratório produz anticorpos em ovos de galinha e de codorniz

November 21, 2018

Este laboratório dedica-se ao desenvolvimento de biofármacos através da produção de anticorpos para combater infeções bactérias multirresistentes. Contudo, o que os distingue é o seu método de produção. Estes anticorpos são produzidos em ovos de galinha e de codorniz.​


Ricardo Pires, investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC), dedica-se ao estudo de anticorpos produzidos em ovo de galinha e de codorniz com o objetivo de desenvolver biofármacos para o tratamento de doenças bacterianas.

“Os anticorpos são moléculas protetoras, existem em todos os sistemas vivos e a vantagem de os produzirmos em galinha ou em aves em geral é que eles são naturalmente acumulados na gema do ovo para promoverem um processo de passivação imune na descendência. Nós conseguimos usar esta vantagem do facto da galinha acumular estes anticorpos diretamente na gema para recuperar estes anticorpos e assim proceder ao seu uso como agentes terapêuticos, agentes de diagnóstico ou agentes de investigação”, explica.

Uma das principais linhas de investigação de Ricardo Pires é a produção de moléculas que permitam desenhar novos fármacos com base biológica.

Com recurso a estes sistemas de produção de anticorpos em aves, o investigador espera desenvolver novos biofármacos para proteger e eliminar bactérias multirresistentes, assim como bactérias responsáveis por infeções menos graves.

“Conseguirmos customizar estes anticorpos para vários tipos de bactérias é o objetivo principal do nosso laboratório”, reforça.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | BIOCANT | CNC

Scroll to top