Estes dados vão permitir identificar zonas de interesse para a extração de minério e melhorar a gestão das minas.
Ana Cláudia Teodoro, professora na Faculdade de Ciências da Universidade de Porto (FCUP) e investigadora no Instituto de Ciências da Terra (ICT), participa no projeto S34I, uma iniciativa que visa usar dados de observação da Terra no desenvolvimento e na gestão da indústria mineira na Europa.
O principal objetivo deste projeto é explorar e desenvolver protótipos de métodos de análise de dados de observação da Terra, também designados por dados de deteção remota.
Com base nesta informação, o S34I pretende demonstrar o valor destes métodos e destas técnicas para a indústria mineira, para as comunidades locais, e também para os legisladores, contribuindo para a transformação digital desta indústria.
“Nós tentamos combinar conhecimentos de diferentes áreas, não apenas da indústria e de organizações estatais, mas também de outro tipo de instituições de investigação, e tentamos promover a sustentabilidade”, acrescenta.
A segurança e a soberania das matérias-primas na União Europeia é um tópico muito relevante que tem ganhado tração nos últimos anos com vista a promover a independência de matérias-primas da União Europeia face a outros países, nomeadamente à China.
Para tal, este projeto está a usar técnicas de observação da Terra para apoiar a prospeção mineral.
No entanto, o projeto S34I pretende também desenvolver ferramentas que permitam fazer uma monitorização sistemática e contínua do ciclo mineiro, não só da prospeção, mas também da extração, da gestão da mina enquanto esta está ativa e após esta encerrar, garantindo a aplicação de soluções que permitam reduzir a instabilidade do terreno e evitar problemas ambientais associados à contaminação do solo e das águas.
O S34I – Secure and Sustainable Supply of Raw Materials for EU Industry é financiado por fundos europeus no âmbito do programa Horizon Europe.
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | FCUP
Imagem Banner: DR