A ideia é promover a valorização e a utilização do património local como um recurso para o desenvolvimento territorial sustentável.
Helena Paula Carvalho, arqueóloga e professora na Universidade do Minho (UM) e investigadora no Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), é co-coordenadora do projeto Cultur-Monts, uma iniciativa que visa valorizar as paisagens culturais de montanha.
Em Portugal, para além do Lab2PT é também parceira deste projeto a ADERE – Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Nesse sentido, foi selecionada uma região que se situa nos concelhos de Arcos de Valdevez e de Terras de Bouro que inclui parte do território do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Nesta área, a investigação está a ser desenvolvida em três eixos, o primeiro visa valorizar o património da transumância nas Serras do Gerês e do Soajo.
O segundo eixo visa a patrimonialização da rede viária histórica a partir da via 18 ou via nova, que é uma estrada romana muito importante que ligava Braga a Astorga.
Por fim, o terceiro eixo do projeto tem como objetivo a valorização material e imaterial do Ciclo do Pão, que é um trabalho que está a ser desenvolvido em Arcos de Valdevez pela investigadora Rebeca Blanco-Rotea, também do Lab2PT.
O projeto Cultur-Monts – Valorisation of Mountain Cultural Landscapes: a resource for sustainable territorial development é financiado por fundos europeus no âmbito do programa Interreg Sudoe.
Este projeto é liderado a partir de Espanha pelo Instituto Catalão de Arqueologia Clássica, e conta com a participação de equipas de investigação em Portugal, Espanha, e França.
Saiba mais sobre a investigadora em: Lab2PT