ambiente,
90 seg

Ep. 2053 Joana Dias – InnoLab BRIDGE: Este laboratório de inovação social pretende reduzir o risco de incêndio na Serra do Caldeirão

July 09, 2025

Esta iniciativa está a ser implementada no Algarve nas serras do Caldeirão e de Monchique.


Joana Dias, investigadora no CITUA – Centro para a Inovação em Território, Urbanismo e Arquitetura do Instituto Superior Técnico (IST), está a implementar um laboratório de inovação social para reduzir o risco de incêndio florestal no Algarve.

O InnoLab BRIDGE é um projeto que consiste no desenvolvimento e na implementação de um laboratório de inovação social na Serra do Caldeirão, no Algarve, incluindo também a Serra de Monchique, onde o projeto inicialmente foi desenvolvido, para tentar reduzir o risco de incêndio e promover um território mais sustentável.

Este laboratório de inovação social pretende criar melhores territórios e melhorar a qualidade de vida das pessoas, dando-lhes uma voz ativa e uma oportunidade de conversarem com os líderes do território e com os agentes que nele atuam com vista a criar um espaço seguro para as pessoas conversarem, serem responsáveis, e tomarem uma ação para com o seu território e o seu bem-estar.

Esta iniciativa teve início na Serra de Monchique após os incêndios de 2018. Segundo Joana Dias, a ideia na altura foi desenvolver um modelo participativo com a comunidade e criar uma ponte entre a ciência, a comunidade, os líderes, e o terceiro setor, para que as pessoas pudessem dialogar entre si e construir uma solução para a redução do risco de incêndio no seu território.

Graças ao sucesso da implementação do Laboratório de Inovação Social da Serra de Monchique, a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) ficou interessada em implementar a mesma metodologia na Serra do Caldeirão.

É daí que surge o InnoLab BRIDGE, uma iniciativa coordenada pelo Instituto Superior Técnico e pela Universidade do Algarve, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Algarve.

O projeto BRIDGE – Bridging science and local communities for forest fire risk reduction foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | IST | CITUA

Scroll to top