Este projeto envolve cinco países e quatro casos de estudo, entre os quais se inclui a bacia do rio Paiva.
Edna Cabecinha, professora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigadora no CITAB – Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas, participa no projeto ALICE, uma iniciativa que pretende desenvolver novas ferramentas para apoio à gestão das paisagens atlânticas.
O objetivo destas ferramentas é promover a implementação de soluções baseadas na natureza para potenciar os serviços de ecossistema e a conservação da biodiversidade.
Um dos grandes problemas de planeamento e gestão do território é conciliar os dados de modelos para diferentes cenários climáticos e sócio-ambientais.
Para resolver isto, o projeto ALICE pretende desenvolver uma ferramenta que permita apoiar as diferentes entidades responsáveis pela gestão do território a aceder a esta informação de forma simples e sem que seja necessário qualquer conhecimento de programação.
Estas ferramentas contêm dados sobre os diferentes modelos para uma dada região e permitem que o utilizador aceda à informação que procura através de palavras-chave que lhe dão acesso a mapas dos cenários que quer estudar para essa região.
Quem tiver conhecimentos de programação poderá também aceder aos modelos que alimentam esta ferramenta e criar os seus próprios algoritmos.
O projeto ALICE – Improving the management of Atlantic Landscapes é financiado no âmbito do programa Interreg Espaço Atlântico.
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | UTAD | CITAB