Um dos produtos deste projeto é uma aplicação que permite guiar-nos pelo interior de edifícios.
Paulo Cruz, professor na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (UM) e investigador no Lab2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território, participa no projeto Lab4U&Spaces, um laboratório vivo para o desenvolvimento de soluções interativas para espaços urbanos.
Este projeto pretende desenvolver investigação no domínio da inteligência urbana, dos elementos físicos, virtuais, e digitais, com vista ao desenho de produtos que impulsionem novos usos dos espaços urbanos e atividades orientadas para o bem-estar do ser humano.
Para além dessa dimensão de espaço público e de interação, o projeto, inclui também técnicas de navegação e de seguimento. Em particular, de localização no interior de edifícios.
“Nós todos estamos familiarizadíssimos com aplicações que nos orientam e que nos dizem como ir do ponto A ao ponto B de uma cidade. Mas quando entramos no interior de um edifício isso já não é possível. Foram então testadas e desenvolvidas tecnologias para esse efeito”, explica.
Outra dimensão deste projeto visa a utilização de resíduos plásticos urbanos reciclados, e a sua incorporação em sensores e em outros elementos de mobiliário eco-urbano responsivo, capaz de interagir com as pessoas e com o meio envolvente.
O Lab4U&Spaces – Living Lab of Interactive Urban Space Solutions é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Saiba mais sobre o investigador em: UM | EAAD