arquitetura,
90 seg

Ep. 1125 Cidália Silva – Iniciativa quer dar novos significados aos espaços urbanos através do olhar das crianças

July 02, 2021

ep1125_interiorEstá a ser desenvolvida no Bairro da Emboladoura em Guimarães uma iniciativa para conhecer e melhorar os espaços deste local pelo olhar das crianças que nele vivem.


Cidália Silva, arquiteta e professora na Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (UM) e investigadora no Laboratório de Paisagens, Património e Território​ (Lab2PT), é membro do ProChild um laboratório colaborativo que tem como missão desenvolver uma estratégia nacional no combate à pobreza e à exclusão social infantil.

O território de aprendizagem deste projeto é em Pevidém, uma vila do concelho de Guimarães, com uma forte base da indústria têxtil com fortes assimetrias sociais, e com carências ao nível da intervenção social e no espaço público.

Em concreto estão a ser desenvolvidas várias ações sociais com crianças nomeadamente no Bairro da Emboladoura, um bairro social na zona oeste do concelho de Guimarães, onde são as próprias crianças quem ensina os investigadores sobre o seu bairro.

“Nós aprendemos com elas, são elas que caminham connosco, que nos mostram o seu bairro. São elas que o representam, que fazem o seu mapeamento, e são elas que o resignificam. Ou seja, são elas que dizem que este varão ou estas escadas, é o sítio dos casamentos ou é o café onde nós tomamos o nosso café. É curioso que muitas vezes elas brincam exatamente nos sítios que não são os sítios onde elas supostamente deveriam brincar, sítios que não estão segundo uma visão do adulto preparados para a brincadeira”, revela.

Com esta iniciativa são as próprias crianças do Bairro da Emboladoura que vão ajudar a reinventar o espaço onde vivem e a desenhar estratégias de intervenção para o local.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Lab2PT

Scroll to top