educação,
90 seg

Ep. 2070 Ana Balula – Projeto Hyb-IT-up desenvolve competências de ensino híbrido para professores e estudantes

September 12, 2025

Estão a ser desenhados dois cursos que visam capacitar professores e estudantes para diferentes cenários de ensino e de aprendizagem híbridos.


Ana Balula, docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) da Universidade de Aveiro (UA) e investigadora no CIDTFF – Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, está a desenvolver o projeto Hyb-IT-up uma iniciativa que visa promover as competências de ensino e aprendizagem híbridos em professores e estudantes.

Este projeto divide-se em três fases. Numa primeira fase foi desenvolvido um estudo para identificar quais são as competências pedagógicas e digitais que são mais importantes na promoção do ensino híbrido.

Numa segunda fase foi desenhado um quadro de referência com as áreas principais de capacitação. Por fim, na terceira fase estão a ser desenvolvidos dois cursos, um dirigido para professores e outro para estudantes que visam capacitá-los a atuarem de forma ativa em diferentes cenários.

Do lado dos docentes, está a ser trabalhada toda a parte pedagógica mediada por tecnologia adaptada a diferentes cenários de aprendizagem e de ensino híbridos.

Na parte dos alunos, a principal preocupação deste projeto passa por desenvolver competências, como a consciência da necessidade da autorregulação e da corregulação com os colegas, durante o processo de aprendizagem, considerando todas as normas de etiqueta digital aliadas a estes contextos.

O projeto Hyb-IT-up – Upgrading higher education teachers’ and students’ hybrid learning competences é financiado no âmbito do programa Erasmus+.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UA

Scroll to top