educação,
90 seg

Ep. 1145 Cecília Aguiar – Projeto PARTICIPA promove uma maior participação das crianças no seu processo educativo

July 30, 2021

ep1145_interiorA convenção dos direitos da criança refere que as crianças devem ser ouvidas em todos os assuntos que lhes dizem respeito e que as suas perspetivas devem ser consideradas.


Cecília Aguiar, professora auxiliar no Departamento de Psicologia Social e das Organizações do ISCTE-IUL e investigadora no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS), está a desenvolver o projeto PARTICIPA, uma iniciativa Erasmus+ que está a desenhar ferramentas para educadores com o objetivo de promover a participação das crianças no processo educativo.

O PARTICIPA está a desenvolver três ferramentas de autoavaliação para educadores, auxiliares de ação educativa e coordenadores, que visam assegurar e promover um ambiente participativo para que todos trabalhem em conjunto sob uma visão partilhada.

Uma destas ferramentas é um curso online aberto e massivo (MOOC, sigla em inglês) que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento profissional e a formação destes três tipos de profissionais, e que se encontra neste momento numa fase final de implementação.

Através destas ferramentas Cecília Aguiar pretende sensibilizar e partilhar estratégias com os profissionais, educadores, auxiliares e coordenadores, para que eles possam fazer uma autoavaliação do seu trabalho e desta forma ajudá-los a definir objetivos pedagógicos e de desenvolvimento profissional

“Aliada a esta componente de autoavaliação temos também um curso ao qual eles podem aceder livremente, de forma individual ou em grupo, seja no jardim-de-infância ou em casa, de uma forma muito flexível, para aprenderem mais sobre estas abordagens”, acrescenta.

O projeto PARTICIPA disponibiliza também guias de boas práticas e estratégias pedagógicas em diferentes línguas para apoiar e promover a participação das crianças na sala de aula.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | Google Scholar | ISCTE-IUL

Scroll to top