O objetivo é integrar a proteção do ambiente com os interesses económicos da empresa.
Marta Santos Silva, investigadora no JusGov – Centro de Investigação em Justiça e Governação da Escola de Direito da Universidade do Minho (UM), é fundadora do Observatório da Sustentabilidade, uma iniciativa que visa ajudar as empresas a enfrentar os desafios da sustentabilidade ambiental.
Este observatório foi lançado recentemente com o objetivo de estabelecer um diálogo com empresas portuguesas e europeias, no sentido de ajudá-las a lidar com os desafios da sustentabilidade ambiental, e ao mesmo tempo promover práticas económicas lucrativas, integrando os interesses de proteção do ambiente com os interesses económicos das empresas.
Marta Santos Silva está a desenvolver um projeto de pós-doutoramento que tem como área de investigação o direito do consumo e da produção sustentável, com uma vertente tecnológica.
O objetivo deste estudo é analisar a legislação europeia em vigor e tentar perceber até que ponto esta é uma legislação que protege o ambiente e, em simultâneo, os interesses económicos das empresas.
“A ideia, no fundo, tanto do Observatório como do meu projeto de pós-doutoramento, é a ideia de sustentabilidade para todos. Não é prejudicar a atividade económica, é promover a atividade económica, mas com olhos no ambiente e na proteção dos ecossistemas”, revela.
A investigadora está também a olhar o impacto social que estas medidas podem ter.
Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate
