 Esta terapia está a usar lípidos poliinsaturados como o ómega-3 para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Esta terapia está a usar lípidos poliinsaturados como o ómega-3 para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Helena Ferreira, investigadora no I3Bs – Instituto de Investigação em Biomateriais Biodegradáveis e Biomiméticos da Universidade do Minho (UM), está a desenvolver uma terapia personalizada para o tratamento de doenças reumatoides.
Este projeto relaciona-se com o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para as doenças reumáticas, como é o caso da osteoartrite e da artrite reumatoide.
Como estas doenças têm uma forte componente inflamatória, o seu tratamento baseia-se principalmente na administração de fármacos que reduzem a ativação do sistema imunitário.
No entanto, estes tratamentos ainda apresentam sérias limitações, como a eficácia limitada a longo prazo e a presença de efeitos adversos, os quais por vezes são tão grandes que obrigam à interrupção da terapêutica.
Neste sentido, a equipa de Helena Ferreira desenhou dois trabalhos que visavam extrair os lípidos de glóbulos vermelhos e de ovos de peixe para produzir nanopartículas ricas em lípidos poliinsaturados, como é o caso dos ácidos gordos ómega-3.
Os lípidos desempenham um papel importante não só na sensação da inflamação, como também no seu início, na progressão, e na transição da inflamação aguda para a inflamação crónica.
“Acreditamos que uma compreensão melhor de como os lípidos se alteram na saúde e na doença irá permitir-nos definir uma composição lipídica que permita restaurar a saúde do paciente”, revela.
O objetivo deste trabalho é melhorar a homeostasia e o sistema imunitário a partir do desenvolvimento de uma terapia personalizada que permita obter bons resultados terapêuticos e oferecer aos pacientes uma melhor qualidade de vida.
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | I3Bs

 
													 
													