Este projeto pretende implementar um sistema de inteligência artificial no serviço de radiologia de um hospital público
Carlos Santiago, investigador no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) e professor no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico (IST), está a desenvolver o projeto AI-Radiologist com o objetivo de usar inteligência artificial no apoio ao diagnóstico do cancro da mama.
O trabalho de um radiologista é muitas vezes um trabalho sob grande pressão devido ao número de pacientes e à necessidade de processar os dados de forma a garantir que o diagnóstico é o mais correto possível. Isto traz alguns desafios, quer a nível de tempo, como a nível da qualidade do trabalho que eles exercem.
O objetivo deste projeto é dar-lhes uma ferramenta que auxilie no diagnóstico, garantindo que estes profissionais conseguem cumprir o seu papel de forma mais eficiente e com menos erros.
“Os radiologistas, como todos os profissionais de saúde, quando se trata de inteligência artificial tendem a preferir modelos que fornecem algum tipo de explicação, ou seja, que não são caixas negras. E é nesse sentido que nós temos trabalhado”, reforça.
Os modelos que estão a ser desenvolvidos pela equipa de Carlos Santiago, não servem apenas para diagnóstico, mas conseguem também encontrar nas imagens evidências que auxiliem o radiologista na tomada de decisão.
O AI-Radiologist pretende assim garantir que tudo o que é relevante na imagem seja capturado bem pelo sistema, e que essa informação passa através da interface para o radiologista.
“O radiologista terá assim acesso a mais informação do que aquilo que os seus olhos vêem e, se tudo correr bem, a partir daí poderá tomar uma decisão mais informada sobre o diagnóstico do cancro da mama”, explica.
Este sistema será implementado no serviço de radiologia de um hospital público da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
O projeto AI-Radiologist – Integration of an Artificial Intelligence Agent in Radiology to Assist in Breast Cancer Diagnosis é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Saiba mais sobre o investigador em: Google Scholar | ISR
