tecnologia,
90 seg

Ep. 1247 Gil Gonçalves – Projeto INDTECH 4.0 estuda o uso de robôs em ambientes colaborativos com aplicação na indústria automóvel

January 25, 2022

ep1247_interiorEstes robôs vão trabalhar em conjunto com operadores e precisam de ser capazes de responder aos movimentos da pessoa ao seu lado.


Gil Gonçalves, professor no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador no ARISE – Produção Avançada e Sistemas Inteligentes, está a estudar a aplicação de robôs colaborativos na indústria automóvel no âmbito do projeto INDTECH 4.0.

O INDTECH 4.0 é um projeto em copromoção entre o Grupo PSA Peugeot Citroen de Mangualde, em parceria com a FEUP, com a UBI e com a UTAD, e com empresas dos sectores da robótica, da manufactura e das tecnologias de informação.

Este projeto tem como objetivo desenvolver novas tecnologias de fabricação inteligente, enquadradas no conceito de indústria 4.0, uma indústria mais automatizada e preparada para customizar os seus produtos e para dar resposta a um aumento da diversidade ao nível da produção e, em particular, da produção de baixos volumes.

A equipa de Gil Gonçalves está a trabalhar com robôs colaborativos que permitem estudar em ambiente laboratorial aquilo que irá acontecer no chão de fábrica.

“O que fazemos é integrar um conjunto de sensores, como câmaras e sensores de movimento, que serão instalados quer no robô, quer no operador, e que irão permitir ao robô ler o ambiente em seu redor”, conta.

Desta forma será possível ao robô antecipar os movimentos do operador garantido a segurança do mesmo e aumentado o desempenho das tarefas que quer o robô, como o operador, terão que realizar em conjunto.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | FEUP

Scroll to top