educação,
90 seg

Ep. 2156 Lara Amorim – Programa EduBiota promove o ensino de microbiologia no currículo escolar

January 12, 2026

Este programa está a desenvolver conteúdos para o ensino de microbiologia de forma prática e acessível.


Lara Amorim, investigadora e doutoranda da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) em colaboração com o LAQV/Requimte, com o CIDTFF da Universidade de Aveiro (UA), e com o Centro de Ciência Viva de Vila do Conde, está a promover o ensino de microbiologia no currículo escolar através do programa EduBiota.

No seu doutoramento, Lara Amorim pretende responder à pergunta, como é que um programa como o EduBiota pode influenciar o envolvimento de professores e alunos no ensino de microbiologia?

Este programa surgiu quando, após uma análise dos currículos escolares, a investigadora percebeu que apesar da microbiologia ser mencionada, faltam condições para explorar este tema de uma forma prática.

Nesse sentido, foi criado um ciclo piloto com professores que visava explorar atividades laboratoriais.

Aqui os professores reportaram a falta de equipamento nas escolas, dúvidas sobre biossegurança, e insegurança na sua capacidade de implementar experiências de forma autónoma.

Para dar resposta a estas necessidades, foi criado um curso de formação de professores dedicado à investigação orientada, a técnicas laboratoriais específicas, e a estratégias pedagógicas que tornam a microbiologia possível nas escolas, mesmo em contextos onde os recursos são escassos.

Atualmente, o EduBiota está a chegar às escolas para trabalhar com os alunos.

A ideia é oferecer oficinas práticas, usar recursos digitais acessíveis, e desenvolver atividades de microbiologia sustentável.

Estão a ser desenhados novos conteúdos que vão estar disponíveis no website do EduBiota, e está também a ser preparada uma segunda temporada do podcast Micróbio no Divã.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | LAQV

 

 

Scroll to top