robótica,
90 seg

Ep. 978 João Pereira – Projeto OceanTech desenvolve sistema de gestão de robôs inteligentes para operações subaquáticas

December 09, 2020

ep978_interiorEste projeto está a desenvolver um sistema de gestão de robôs submarinos para ações de busca e salvamento e para o estudo do fundo do mar.​


João Pereira, investigador no Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática (LSTS) na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), dedica a sua investigação ao desenvolvimento de sistemas robóticos autónomos.

O projeto OceanTech está a desenvolver um sistema de gestão de robôs inteligentes para operações subaquáticas.

No âmbito deste projeto foram desenvolvidos protótipos de submarinos autónomos do tipo torpedo que funcionam como loggers para a transmissão de dados, e de sistemas de recolha e de armazenamento de dados do tipo lander, que se fixam no fundo do mar.

No caso dos submarinos do tipo torpedo, estes já estão a ser desenvolvidos com vista a operar por longos períodos de tempo, sendo capazes de recolher dados até cerca de 1500 metros de profundidade.

Já os landers serão usados para recolher dados por períodos de tempo que podem ir até seis meses, e estão a ser desenvolvidos para assentar no fundo do mar.

Estes robôs podem atuar em missões de busca e salvamento recorrendo a sensores como o sonar e a câmaras neles instalados, mas também podem ser usados para recolher informação sobre a qualidade da água com vista à utilização em estudos de biologia e de oceanografia.

O projeto OceanTech: Operations Management System based on Intelligent Robotic Vehicles for the Exploration of the Global Sea from Portugal é um projeto europeu financiado no âmbito do programa COMPETE 2020.

Saiba mais sobre o investigador em: linkedin | Researchgate | LSTS

Scroll to top