economia,
90 seg

Ep. 1007 Marta Simões – Projeto WISER Portugal estuda o impacto da intervenção social do Estado na resiliência económica do país

January 19, 2021

ep1007_interiorEste projeto está a estudar de que forma as diferentes políticas de intervenção social do estado português promovem a resiliência económica do país.​


Marta Simões, investigadora do CEBER – Centro de Investigação em Gestão e Economia da Universidade de Coimbra (UC) e docente na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), está a desenvolver o projeto WISER Portugal com o objetivo de analisar como o estado social promove o bem-estar económico e social dos cidadãos.

A ideia deste estudo é perceber se as medidas de intervenção social desenvolvidas pelo Estado português, desde as pensões, à educação e ao serviço nacional de saúde, levam à promoção do desempenho económico do país.

“Portugal é um país que tem um elevado nível de endividamento público, um défice que prevê-se que este ano vá voltar a atingir níveis extremamente elevados e, neste contexto é importante nós percebemos quais são as áreas de intervenção social por parte do Estado que são mais eficazes nesta promoção do bem-estar social”, refere.

Resultados preliminares demonstram que o investimento do Estado em pensões, a área de intervenção que ocupa a maior percentagem do dinheiro público, tem um impacto muito positivo na economia, promovendo, por exemplo, o investimento em educação por parte dos cidadãos, com o intuito de garantirem no futuro um rendimento que lhes permita assegurar uma pensão de maior valor.

Este projeto pretende assim identificar as áreas de despesa pública cuja intervenção social mais contribui para uma maior inclusão e um melhor desempenho da economia portuguesa.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | Google Scholar | UC | CEBER

Scroll to top