Este projeto vai partir de objetos encontrados em museus e coleções para ensinar a história da união, inclusão e partilha de conhecimento entre diferentes países europeus.
Elisabete Pereira, investigadora no Grupo Ciência do Instituto de História Contemporânea (IHC) na Universidade Nova de Lisboa (UNL) e na Universidade de Évora (UÉ), está a participar no projeto Sharing European Histories, uma iniciativa que pretende ensinar a alunos do ensino secundário a História da partilha de conhecimento científico entre os diferentes países da Europa.
O objetivo deste projeto financiado pela fundação EuroClio é mostrar as histórias de uma Europa inclusiva em prol do conhecimento e do desenvolvimento da ciência.
Para tal, este projeto baseia-se na biografia dos objetos para contar histórias de união e de inclusão. A biografia dos objetos é uma metodologia histórica que está a ser utilizada por diversos investigadores para dar a conhecer de uma forma mais aprofundada não só as histórias dos Museus e dos colecionadores, mas também o percurso de determinados objetos e as histórias que eles nos contam.
“Este método pode ser aplicado, por exemplo, em escolas secundários como estratégia para tornar o ensino da História mais interessante, e para aproximar os alunos do ensino secundário da ciência e da produção de conteúdos científicos”, revela.
Segundo Elisabete Pereira, ao sabermos como um objeto chegou a um Museu, de alguma forma chegamos também às pessoas comuns que contribuíram para o processo que levou não só ao desenvolvimento desse objeto em particular, mas também à sua inclusão numa determinada coleção.
“São estas histórias que vamos contar nesta estratégia pedagógica que será utilizada nas escolas secundárias europeias”, reforça.
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | IHC