Estão a ser analisadas as influências das comunidades muçulmanas e judaicas entre o século XIII e o início do século XVI.
Joana Sequeira, investigadora no Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) da Universidade do Minho (UM), está a estudar a terminologia do vestuário e do têxtil na idade média em Portugal.
Este projeto vai estudar e realidade do vestuário e do têxtil entre os séculos XIII e XVI tendo em conta a diversidade cultural que caracterizava a sociedade medieval portuguesa.
“Estamos a falar de uma sociedade que é composta nestes seculos por uma maioria cristã, mas que tem também uma comunidade muçulmana ainda bastante ativa, e uma comunidade judaica que cresce no século XV, sobretudo com a migração de judeus de Castela”, conta.
O objetivo último deste projeto é constituir um corpus terminológico dos vários termos que designam vestuário e tecidos em Portugal e em português nestes séculos, e trabalhar cada um desses termos de forma bastante completa, tentando juntar o máximo de fontes possíveis, e fazendo o cruzamento entre essas fontes para chegar a uma definição mais apurada.
“No fundo, queremos constituir uma espécie de vocabulário o mais atualizado e o mais aprofundado possível destes termos”, reforça.
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | Lab2PT