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Ep. 1923 Irina Amaral – Estudo avalia como as empresas portuguesas promovem as microcredenciais junto dos seus trabalhadores

January 08, 2025

As microcredenciais são cursos de duração curta direcionados para pessoas com experiência profissional.


Irina Amaral, professora no ISCA – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro e diretora do CIMAD – Centro de Investigação em Marketing e Análise de Dados, está a estudar o conceito de microcredencial e a sua aplicação no contexto empresarial português.

A microcredencial é um conceito relativamente recente promovido pela União Europeia e que tem como foco a formação ao longo da vida para pessoas maiores de idade e já com alguma experiência de trabalho.

Estes cursos têm uma duração curta e podem conferir créditos académicos. Por esse motivo em Portugal são as instituições de ensino superior que estão associadas à promoção desse tipo de formação.

Neste estudo Irina Amaral falou com um conjunto de empresas para perceber como é que os seus recursos humanos promoviam estas formações junto dos seus quadros.

Os resultados demonstraram que existem duas grandes categorias de empresas no que diz respeito à promoção de microcredenciais. As grandes empresas que têm um gestor de recursos humanos responsável por fazer um plano de formação e por encontrar formações adequadas ao perfil de cada um dos trabalhadores.

E empresas que podem ou não ser pequenas ou médias, mas que não têm um recurso humano dedicado à formação e que por esse motivo acaba por não haver uma procura de formação personalizada ao perfil do colaborador, dando preferência ao trabalho com entidades externas envolvidas nesse tipo de credenciais.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | ISCA

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