medicina,
90 seg

Ep. 1003 Miguel Gonçalves – Projeto melhora qualidade de vida de doentes respiratórios crónicos

January 13, 2021

ep1003_interiorEste projeto desenvolveu um protocolo para o uso de ventiladores portáteis em doentes respiratórios crónicos com capacidade ambulatória.​


Miguel Gonçalves, investigador da Unidade de Investigação Cardiovascular (UnIC) e professor na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), realizou um estudo que permitiu desenhar protocolos para melhorar a qualidade de vida de doentes respiratórios crónicos.

 “O serviço de pneumologia do Hospital de São João é um serviço com uma enorme tradição no tratamento de doentes com dependência ventilatória grave. Esta sinergia entre o serviço de pneumologia do Centro Hospitalar Universitário de São João e a FMUP já produziu uma linha de investigação que permitiu estabelecer protocolos de melhoria da qualidade de vida e da condição ventilatória destes doentes muito fragilizados”, revela.

Segundo Miguel Gonçalves, tratam-se de doentes dependentes de ventilador que sofrem de doenças respiratórias crónicas mas que ainda são capazes de se levantar e movimentar.

“O grupo a que dedicámos este estudo tem força nas pernas, tem a capacidade de marcha e tem a capacidade de deambular, só que não conseguem deambular porque não conseguem respirar. A nossa ideia foi então promover uma autonomia funcional sem autonomia ventilatória em que os doentes pudessem caminhar e exercer a sua autonomia funcional conectados a um ventilador”, explica.

Os ventiladores portáteis de nova geração são leves e possuem uma autonomia de 4 a 8 horas de bateria. Isto permite que os doentes os possam transportar com alguma facilidade, aumentando assim a capacidade destes doentes para se deslocar e inclusive viajar para fora da sua área de residência.

Saiba mais sobre o investigador em: FMUP

Imagem Banner: DR

Scroll to top