física,
90 seg

Ep. 1004 Gonçalo Figueira – Laboratório usa lasers para estudar como os átomos interagem com a luz

January 14, 2021

ep1004_interiorEste grupo de investigação está a usar lasers de alta intensidade para estudar como a matéria, os átomos e as moléculas, interagem com a luz.​


Gonçalo Figueira, investigador do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) e professor no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico (IST), é membro do LaserLab Portugal, um laboratório que se dedica ao uso de lasers de alta intensidade em experiências de ótica não linear.

“Nós trabalhamos com lasers caracterizados por terem uma duração muito muito curta, ou seja é um flash de luz que dura apenas um instante muito breve, mais curto do que um bilionésimo de segundo”, refere.

Segundo o investigador, uma das aplicações destes sistemas laser é a observação de fenómenos da natureza, como as interações à microescala entre partículas que ocorrem no interior de átomos e de moléculas, em “câmara lenta”.

“É um bocado como quando no desporto acontece um lance muito rápido e nós não conseguimos perceber o que aconteceu. Então temos que ver as imagens em câmara lenta e, com este tipo de laser, nós conseguimos desacelerar a natureza e ver em câmara lenta fenómenos que são mesmo muito rápidos”, revela.

Recentemente o LaserLab Portugal adquiriu um sistema laser de alta intensidade que se encontra atualmente em fase de instalação.

“É um sistema laser topo de gama. Há muito poucos destes lasers a nível mundial e nós aqui em Lisboa vamos usá-lo para realizar experiências naquilo que chamamos a ótica não linear. Isto é, quando a matéria, os átomos e as moléculas, interagem com luz de tal maneira forte que se comportam de modos que são quase imprevisíveis”, explica.

O objetivo deste sistema é estudar o comportamento da natureza quando exposta a impulsos laser de muita alta intensidade.

O LaserLab Portugal está dividido em dois pólos, em Lisboa e em Coimbra, e é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | IST

Scroll to top