física,
90 seg

Ep. 1677 Adolfo Cartaxo – Investigação quer melhorar a capacidade de transmissão de informação de fibras óticas multinúcleo

December 12, 2023

A interação entre os diferentes núcleos destas fibras provoca interferências que afetam a qualidade da informação.


Adolfo Cartaxo, professor no Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação no ISCTE-IUL e investigador no Instituto de Telecomunicações (IT), usa inteligência artificial para melhorar a capacidade de transmissão de informação de fibras multinúcleo em redes de fibra ótica.

Há cerca de seis anos a equipa de Adolfo Cartaxo recebeu uma fibra de nove núcleos do Instituto Japonês de Tecnologias da Informação e da Comunicação (NICT). A partir do estudo dessa fibra foram desenvolvidos modelos que permitiram caracterizar a capacidade de transmissão de informação destas fibras e identificar os seus problemas.

Mais tarde, após a aquisição de uma fibra de 19 núcleos, estes modelos foram aprimorados no sentido de encontrar soluções para melhorar a capacidade destas fibras.

Atualmente, estão a ser usadas técnicas de inteligência artificial para encontrar estas soluções e reduzir o nível de interferência que ocorre entre os núcleos. Desta forma será possível aumentar a capacidade de comunicação destas fibras e testá-las em redes de fibra ótica.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | ISCTE | IT

Scroll to top