paleontologia,
90 seg

Ep. 1021 Francisco Costa – Fóssil descoberto na Lourinhã revela pormenores desconhecidos do dinossauro Miragaia longicollum

February 08, 2021

ep1021_interiorO Miragaia longicollum era uma espécie de estegossauro, uma família de dinossauros caracterizada por uma dupla fila de placas e espinhos ao longo do seu dorso, que viveu em Portugal há cerca de 150 milhões de anos no período Jurássico.


Francisco Costa, estudante de doutoramento na Nova School of Science and Technology (FCT NOVA), está atualmente a desenvolver um projeto de montagem do fóssil em tamanho real do Miragaia longicollum. Esta montagem será exibida no Museu Geológico de Lisboa e estará aberta ao público a partir do segundo semestre de 2021.

O Miragaia era caracterizado por ter um pescoço muito comprido composto por 17 vértebras, e por possuir espinhos de grandes dimensões ao longo do seu dorso e da sua cauda.

Os espinhos presentes na ponta da causa chegavam a ter entre um metro e um metro e meio de comprimento. Este dinossauro era um herbívoro quadrúpede que podia atingir cerca de seis metros de comprimento.

Segundo Francisco Costa, apesar de se tratar de uma espécie inofensiva, o Miragaia longicollum possuía estes espinhos para se poder proteger de predadores como o Torvosaurus, um dinossauro carnívoro contemporâneo do Miragaia e que podia atingir os 10 metros de comprimento.

Foram descobertos dois fósseis bastante completos deste dinossauro na zona da Lourinhã. O fóssil mais recente estava bastante completo, o que permitiu revelar alguns pormenores desconhecidos sobre este dinossauro, nomeadamente, a quantidade e o tamanho dos espinhos na zona posterior do seu corpo.

É a partir deste fóssil que Francisco Costa está atualmente a montar uma réplica em tamanho real deste dinossauro no Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG).

Segundo o investigador, é a primeira vez que um dinossauro completo é montado em Portugal.

“O projeto que estamos agora a desenvolver com este dinossauro é a montagem de uma exposição dedicada só a ele que vai estar no Museu Geológico de Lisboa numa sala só para ele. É a primeira vez que um dinossauro é montado por inteiro em Portugal numa estrutura como se estivesse em vida”, revela.

Este fóssil vai ser exibido numa exposição sobre a descoberta deste dinossauro. Nesta exposição serão exibidos fósseis do Miragaia longicollum, assim como uma ilustração dele também em tamanho real. 

“O Museu Geológico de Lisboa é o melhor Museu de Paleontologia em Portugal com uma fantástica coleção. Espero que este dinossauro traga novos visitantes a conhecerem também todo o resto da exposição de fósseis que está no Museu Geológico de Lisboa”, acrescenta.

Saiba mais sobre o investigador em: FCT NOVA

Scroll to top