eng. química,
90 seg

Ep. 1055 Mara Braga – Resíduos da produção de nogueira usados para combater parasitas do tomateiro

March 26, 2021

ep1055_interiorEste estudo está a avaliar a capacidade dos resíduos da produção de nogueira na proteção de outras culturas contra parasitas.


Mara Braga, investigadora no Centro de Investigação em Engenharia dos Processos Químicos e dos Produtos da Floresta (CIEPQPF) do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), está a estudar as propriedades nematodicidas dos resíduos da produção de nogueira em culturas de tomateiro.

“Há cerca de 10 anos começámos a estudar os resíduos da produção de nogueira. Nessa altura tínhamos a intenção de identificar os principais compostos que davam o aroma característico dos frutos da Nogueira, e a ação oxidativa que provocava. Esses compostos com atividade oxidativa acabaram por nos chamar a atenção para a sua aplicação como nematodicidas”, conta.

Os nematodicidas são compostos que atuam sobre nemátodos, parasitas que afetam as raízes de grandes culturas reduzindo a sua produtividade.

Neste momento, Mara Braga está a participar em dois projetos, um deles visa obter subprodutos dos resíduos da produção de nogueira para aplicação na superfície da cultura do tomateiro.

“Este projeto está a meio do caminho. Estamos a estudar o mecanismo de ação desses compostos nos nemátodos, e a desenvolver um produto para ser aplicado na superfície do solo”, revela.

Em paralelo, Mara Braga está a desenvolver um segundo projeto em parceria com a empresa agrícola Ag-Innov do Grupo Ortigão Costa que tem como objetivo a utilização direta dos resíduos de nogueira num campo de cultura de tomateiro.

Mara Braga espera ter resultados sobre a eficiência deste processo já no próximo ano.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | UC

 

Scroll to top