eng. química,
90 seg

Ep. 1262 Vítor Vilar – Projeto OZONE4WATER desenvolve tecnologia que usa ozono no tratamento de águas

February 15, 2022

ep1262_interiorEsta tecnologia usa um sistema de membranas que permite aumentar a eficácia deste gás no tratamento de águas residuais.


Vítor Vilar, investigador principal no Laboratório Associado LSRE-LCM e no Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), participa no projeto OZONE4WATER com o objetivo de desenvolver tecnologia que permita um uso sustentável do ozono no tratamento de águas residuais. 

O ozono é um gás oxidante e desinfetante que é muito utilizado no tratamento de águas, no entanto a instabilidade desta molécula obriga a que o ozono seja produzido no local, o que faz escalar os custos desta operação.

Nesse sentido o projeto OZONE4WATER pretende ultrapassar esta barreira desenvolvendo uma tecnologia disruptiva para tratamento de água.

Esta tecnologia inclui dois sistemas de membranas funcionalizadas para a separação das moléculas de ozono, das moléculas de oxigénio, e inclui também um misturador micro/meso-estruturado para promover a injeção do gás de ozono na água fornecendo o residual de ozono dissolvido necessário para obter os níveis necessários de oxidação e de desinfeção da água.

Vítor Vilar tem esperança que este projeto contribua para uma gestão sustentável dos recursos hídricos e para a proteção dos ecossistemas.

O projeto OZONE4WATER é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e conta com a parceria das empresas Águas de Portugal, Simbiente e Enkrott.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | FEUP | LSRE/LCM

Scroll to top