tecnologia,
90 seg

Ep. 1056 José Barata – Projeto ATLAS desenvolve robots para automatizar o processo de produção e de distribuição do cartão de cidadão

March 29, 2021

ep1056_interiorEste projeto está a desenvolver robots para automatizar processos de intralogística na Imprensa Nacional-Casa da Moeda.


José Barata, professor no Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Nova School of Science and Technology (FCT NOVA), está a desenvolver o projeto ATLAS, uma iniciativa em parceria com a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), que tem como objetivo promover a automatização dos processos de produção e de distribuição do cartão de cidadão.

O projeto ATLAS visa a transferência direta de tecnologia através da utilização de robots móveis na Imprensa Nacional-Casa da Moeda em processos de intralogística, processos que envolvem o transporte de produtos no interior de uma fábrica de forma eficiente e autónoma.

A ideia é optimizar o processo de produção do cartão de cidadão desde o seu fabrico até à sua expedição, de forma a garantir que todo o transporte interno de material e dos próprios cartões dentro da fábrica será realizado através de robots autónomos. 

“Já temos parte da instalação feita na Imprensa Nacional-Casa da Moeda, mas ainda estamos numa fase de desenvolvimento. Os robots já são capazes de ir de um lado para o outro, mas ainda não está concluído o armazém automático onde serão armazenados”, revela.

José Barata espera que a fase de implementação efectiva destes robots no processo de produção do cartão de cidadão esteja terminada até ao final de 2021.

“Temos já demonstrado no nosso laboratório que os robots são capazes de efectuar todos os processos necessários. Nesta fase só temos de tirar os robots do laboratório e de os instalar na fábrica. Uma parte já está instalada, outra ainda está em andamento”, conclui.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | FCT NOVA

Scroll to top