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Ep. 562 António Coelho – Projeto BEACONING usa jogos para apoiar o ensino de ciência, engenharia, e matemática

February 19, 2019

ep562_interiorEste projeto está a desenvolver uma plataforma de apoio a docentes para o ensino baseado em jogos. Estes jogos podem ser usados em contexto de sala, ou numa visita de estudo, como ferramenta auxiliar de aprendizagem.​


António Coelho, docente no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador do INESC TEC, está a desenvolver o projeto BEACONING, um projeto que tem como principal foco de aprendizagem as áreas da ciência, tecnologia, engenharia, e matemática (STEM, sigla em inglês).

“O foco principal foi exatamente os jogos pervasivos, ou seja, jogos que se jogam em contexto. O estudante é capaz de jogar o jogo no contexto em que se insere aquele ambiente. Alguns dos jogos são jogados em modo aventura, no seu próprio computador ou num dispositivo móvel, mas uma grande parte é jogada baseada na localização. O estudante vai caminhando por um ambiente e vai aprendendo nesse ambiente e nesse contexto”, explica.

O investigador dá como exemplo uma experiência realizada no Jardim Botânico do Porto, onde através de uma plataforma de realidade aumentada os estudantes podiam aprender mais informação sobre botânica e biologia à medida que percorriam os caminhos do jardim.

“Uma das experiências que nós fizemos foi no Jardim Botânico onde os estudantes podiam aprender botânica e biologia com base num percurso que era estudado para eles irem conhecendo as próprias plantas, não só visualmente mas também através do cheiro que estas produziam. Queremos criar experiências muito mais imersivas, conjugando o espaço com a aprendizagem”, reforça.

O insucesso escolar nas áreas STEM foi um dos motivos que levou o projeto BEACONING a usar a ciência, a engenharia e a matemática como os temas principais no desenvolvimento desta plataforma.

“O projeto foca-se nas áreas STEM de forma a dar uma nova oportunidade de aprendizagem aos estudantes que têm algum tipo de dificuldades e é focado nas idades dos 16 aos 24 anos”, refere.

Esta plataforma dá algum nível de autonomia ao professor permitindo que este modele os temas e o tipo de jogos que melhor se adequem à sua disciplina e à matéria que pretenda ensinar.

O projeto BEACONING é financiado no âmbito do programa europeu Horizonte 2020.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | INESC TEC | FEUP

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