energia,
90 seg

Ep. 1060 Pedro Horta – Plataforma de Sais Fundidos de Évora está a construir uma mini central termosolar

April 02, 2021

ep1060_interiorEsta central vai ser usada para o desenvolvimento de equipamentos de energia solar de concentração, e para o armazenamento de energia térmica.


Pedro Horta, investigador e titular da Cátedra de Energias Renováveis (CER) da Universidade de Évora (), está a coordenar a Plataforma de Sais Fundidos de Évora (EMSP, sigla em inglês), uma infraestrutura de investigação dedicada à utilização de sais fundidos na conversão térmica de radiação solar a alta temperatura.

Os sais fundidos são sais que se encontram na fase líquida, mas que normalmente são sólidos em condições normais de temperatura e de pressão. Estes sais possuem uma grande condutividade térmica e elétrica o que faz deles um alvo de estudo interessante para a investigação em energia solar. 

O projeto fundador desta plataforma visa a construção de uma mini central termosolar para efeitos de investigação. Esta mini central tem uma potência térmica total de cerca de 4 megawatts.

Nesta central será possível estudar o uso de sais fundidos no sistema de armazenamento térmico e no próprio campo solar.

A principal vantagem desta tecnologia é armazenar calor durante um longo período de tempo de forma eficiente e a um custo competitivo, para que este possa ser convertido em eletricidade.

Hoje em dia, os sistemas fotovoltaicos convencionais permitem armazenar energia durante cerca de uma hora. Com este sistema à base de sais fundidos será possível armazenar a energia térmica durante 8, 12 ou 16 horas a custos competitivos.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | | CER | ICT

Scroll to top