geologia,
90 seg

Ep. 1062 Mourad Bezzeghoud – Projeto desenvolve sistema de alerta precoce de atividade sísmica

April 06, 2021

ep1062_interiorEste projeto está a instalar uma rede de sismógrafos de profundidade para prever a magnitude e o impacto da atividade sísmica numa determinada região.


Mourad Bezzeghoud, professor catedrático no Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora () e investigador no Instituto de Ciências da Terra (ICT), está a coordenar a instalação de quatro estações de banda larga capazes de penetrar até 30 metros no solo com o objetivo de determinar o grau de risco de um dado sismo.

Esta rede vai ser instalada em pontos estratégicos do país próximos da costa de forma a garantir a deteção precoce de eventos sísmicos no fundo do mar.

Em função dos dados de localização e de magnitude do sismo será possível calcular o grau de risco de tsunami, assim como eventuais danos que este poderá causar em terra.

Após a ocorrência de um sismo estas estações vão analisar os dados recolhidos em tempo-real e, se necessário, emitir um alerta para a proteção civil no sentido de proteger serviços críticos, como refinarias, comboios e instalações industriais, com o intuito de evitar potenciais vítimas, assim como danos físicos, materiais, ou económicos.

Esta rede de quatro estações vai servir de complemento à rede nacional de deteção de sismos coordenada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Esta iniciativa está a ser desenvolvida no âmbito do consórcio EMSO-PT, uma infraestrutura financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e por fundos europeus.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | | ICT

Scroll to top