geologia,
90 seg

Ep. 1092 Alcides Pereira – Laboratório apoia Agência Portuguesa do Ambiente no desenho do plano nacional para o gás radão

May 18, 2021

ep1092_interiorO radão é um gás com propriedades radioativas que ocorre de forma natural em algumas regiões do país. A exposição prolongada a este gás é um fator de risco para o cancro do pulmão.


Alcides Pereira, diretor do Laboratório de Radioatividade Natural (LRN) da Universidade de Coimbra (UC), está a trabalhar em conjunto com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) no desenvolvimento de um plano para reduzir a exposição da população portuguesa ao gás radão.

O radão é um elemento instável formado pelo decaimento de urânio em rochas do solo como granito. O decaimento deste gás faz com que este emita radiação. Alguns estudos têm indicado que a exposição prolongada a este gás leva a aumento significativo do risco para cancro do pulmão.

Nesse sentido a Agência Portuguesa do Ambiente está actualmente a desenhar um plano nacional para o radão que tem como objetivo caracterizar as zonas do país com maior risco de exposição a este gás, promovendo medidas de redução do risco para a população.

O LRN é um dos parceiros envolvidos no desenho deste plano.

“O LRN começou a trabalhar nesta área porque se percebeu desde logo que havia uma forte ligação entre com os processos geológicos e a ocorrência de radão junto das comunidades. Vimos aqui uma possibilidade de investigação, de aplicar os nossos conhecimentos de uma forma que procurasse realmente perceber como é que o gás radão se distribui pelo país”, conta.

Segundo Alcides Pereira, é previsto que o plano nacional para o radão esteja completo entre 2022 e 2023.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Google Scholar | FCTUC

Scroll to top