psicologia,
90 seg

Ep. 1074 Clara Cruz Santos – Quanto vale o sorriso de uma criança?

April 22, 2021

ep1074_interiorEste estudo usa a metáfora do sorriso de uma criança para avaliar o impacto de políticas sociais no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.​


Clara Cruz Santos, coordenadora do Observatório de Cidadania e Intervenção Social (OCIS) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), dedica a sua investigação a estudar a criação de valor social e a importância das políticas sociais na saúde, no desenvolvimento e no rendimento escolar das crianças.

“A criação de valor social tem usado metaforicamente esta expressão de quanto vale, ou como medimos o sorriso de uma criança. Esta metáfora é importante porque ela tenta no fundo visualizar e dar concretização a um objetivo tão subjetivo como seja construir um valor social”, conta.

O sorriso de uma criança surge assim como a representação da criança num determinado momento como resultado de ação de valor social que fez com que ela demonstrasse felicidade.

Segundo Clara Cruz Santos, a felicidade de uma criança tem impacto ao nível da sua saúde, do seu rendimento escolher, da sua integração social, e do seu desenvolvimento.

“Nós queremos ampliar este sorriso da criança para o sorriso de uma sociedade. O sorriso de uma sociedade significa que conseguimos criar um modelo de intervenção e de políticas sociais que consegue trazer qualidade de vida às pessoas”, explica.

Para tal é importante definir o ponto de viragem, conhecido no meio como ‘ponto X’, que representa a ação de um conjunto de intervenções e de políticas sociais que permitem melhorar a qualidade de vida, a integração e as oportunidades de quem mais necessita.

“É importante padronizar o ponto X, e é nesta perspectiva que nós estamos a trabalhar. Queremos saber o que é o ponto X em termos de intervenção, em termos de políticas públicas e como é que nós podemos conter este ponto X e transformá-lo numa recomendação política de intervenção pública”, reforça.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UC

Scroll to top