medicina,
90 seg

Ep. 1098 Daniela Ribeiro – Investigadores estão a estudar como os vírus interagem com as células

May 26, 2021

ep1098_interiorOs vírus usam a maquinaria de produção de proteínas no interior das células para se reproduzirem. Conhecer os mecanismos por trás desta interação poderá levar ao desenvolvimento de novas terapias contra vírus causadores de doenças.


Daniela Ribeiro, investigadora auxiliar do Instituto de Biomedicina (IBIMED) da Universidade de Aveiro (UA), está a estudar como diferentes vírus interagem com as células hospedeiras com o objetivo de encontrar alvos para o desenvolvimento de novas terapias.

O laboratório de Daniela Ribeiro está atualmente a desenvolver dois projetos na área da interacção entre vírus e as células hospedeiras. Um dos projetos está a estudar o papel dos organelos intracelulares, as diferentes estruturas existentes no interior da célula e necessárias para o seu regular funcionamento, na infeção viral.

Outro projeto, o EpiViral, uma iniciativa financiada por fundos europeus, tem como principal objetivo o estudo da interacção entre diferentes vírus e a maquinaria responsável pela síntese de proteínas no interior da célula hospedeira.

“Os vírus dependem completamente desta maquinaria da célula para fazer as proteínas e como tal desenvolveram variados mecanismos de controlo desta maquinaria para seu próprio benefício, para privilegiar a formação das suas próprias proteínas em detrimento da função das proteínas do hospedeiro”, explica.

O EpiViral pretende assim estudar de forma detalhada os tipos de mecanismos que diferentes vírus usam após a infeção para convencer as células a sintetizar proteínas virais.

“Com qualquer um destes projetos o nosso objetivo principal é encontrar mecanismos celulares de elevada importância para a infeção viral que possam um dia vir a dar origem ao desenvolvimento de novas terapias antivirais que possam ser aplicadas para o controlo de diferentes vírus, e de diferentes estirpes”, reforça.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | IBIMED | UA

Scroll to top