educação,
90 seg

Ep. 1105 Marta Ferreira Dias – E se a sala de aula se transformasse numa escape room?

June 04, 2021

ep1105_interiorUma escape room é um jogo numa sala fechada onde os participantes têm que decifrar pistas e resolver problemas para poderem escapar.


Marta Ferreira Dias, investigadora na Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GovCopp) e professora auxiliar na Universidade de Aveiro (UA), está a desenvolver o projeto UNLOCK, uma iniciativa Erasmus+ que tem como objetivo ajudar os educadores a desenvolver escape rooms para usar como método de aprendizagem nas suas aulas.

Este projeto tem como objetivo auxiliar os educadores na adoção  das escape rooms como metodologias de aprendizagem para qualquer área científica, e para qualquer tipo de competência.

A ideia é que esta metodologia permita promover o interesse dos alunos pelas aulas, facilitando o processo de ensino, e inovando este processo em contexto de aula.

“As escape rooms que vão ser desenvolvidas vão poder ser aplicadas a qualquer área científica e a qualquer tipo de desenvolvimento de competências técnicas e transversais. Por isso é que é um projeto inovador e aliciante, porque a ideia é auxiliar o educador na adaptação de uma metodologia inovadora e atrativa”, acrescenta.

Marta Ferreira Dias acredita que as escape rooms vão ter um efeito positivo na motivação e no envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem.

Os resultados deste primeiro ano de projeto revelaram que existe muita dificuldade na adoção deste tipo de metodologia, por este envolver muita formação, muito conhecimento e consumir muito tempo.

Para resolver este problema o projeto UNLOCK vai desenvolver um guia que permite aos educadores adaptar esta metodologia aos seus conteúdos pedagógicos e ajudá-los a criar as suas próprias escape rooms de uma forma mais fácil e menos morosa.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UA

Scroll to top