antropologia,
90 seg

Ep. 1106 Raquel Carvalheira – Investigadora realizou um estudo etnográfico junto da comunidade muçulmana em Lisboa

June 07, 2021

ep1106_interiorInspirada pelas gravações do documentário ‘Um Ramadão em Lisboa’, esta investigadora decidiu estudar como esta comunidade pratica ações de caridade e solidariedade junto de sem-abrigo e de famílias carenciadas.


Raquel Carvalheira, investigadora no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) e professora auxiliar na Universidade Nova de Lisboa (UNL), realizou um estudo etnográfico junto da comunidade muçulmana em Lisboa.

“Durante as gravações do documentário ‘Um Ramadão em Lisboa’ tive contacto com uma série de muçulmanos que durante o mês do Ramadão realizam ações de caridade e de solidariedade com outros muçulmanos mas também com não muçulmanos, e decidi fazer um estudo etnográfico desta comunidade”, conta.

Raquel Carvalheira passou algum tempo a realizar voluntariado com uma associação que se chama Noor'Fatima que é liderada por uma mulher muçulmana e que distribui comida e bens alimentares, sobretudo a sem-abrigo mas também a famílias carenciadas.

A investigadora acompanhou também uma série de outras iniciativas, sobretudo informais, que serviram para colmatar necessidades sentidas pelas pessoas a quem esta comunidade presta apoio.

“A partir deste contacto fui compreendendo a importância que estas redes de solidariedade têm na manutenção de um sentido de comunidade, mas também na demonstração de um sentimento de pertença à sociedade portuguesa. Por essa mesma razão muitos destes muçulmanos realizam ações de voluntariado e de solidariedade com os seus congéneres religiosos, mas também com outras pessoas, sobretudo sem-abrigo que não tem relação com a comunidade”, revela.

Este estudo, que ainda se encontra a decorrer, vai permitir traçar um retrato genuíno sobre esta comunidade e sobre as suas práticas de solidariedade e de voluntariado.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | CRIA

Scroll to top