antropologia,
90 seg

Ep. 1435 Francisco Curate – Software CADOES facilita o trabalho de antropólogos e arqueólogos na avaliação de restos humanos

November 25, 2022

Através da análise dos ossos este software permite categorizar se um indivíduo é do sexo masculino, feminino, ou intersexo.


Francisco Curate, investigador no Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), desenvolveu um software chamado CADOES que permite ajudar antropólogos e arqueólogos a categorizar de forma mais precisa o sexo de indivíduos através da análise do seu esqueleto.

Em antropologia existe uma série de parâmetros de estudo inicial que passam pela identificação do perfil biológico dos indivíduos, e um desses parâmetros é o sexo biológico.

“O esqueleto humano apresenta dimorfismo sexual e portanto é possível através da observação dos diferentes ossos do esqueleto categorizar os indivíduos como sendo do sexo masculino, do sexo feminino, ou até mesmo indivíduos intersexo”, explica.

A partir de uma base de dados desenvolvida pelo antropólogo José Serra, esta equipa da Universidade de Coimbra, usou métodos de aprendizagem automática para criar uma aplicação que pudesse ser utilizada para estimar o sexo em esqueletos humanos designada por Classificação Automatizada de Dados Osteométricos para Estimar o Sexo (CADOES).

Para facilitar o acesso a esta ferramenta foi criado um site responsivo e uma aplicação online que podem ser usados por alunos e investigadores para melhor entender a anatomia da bacia e o seu dimorfismo sexual, e ao mesmo tempo também criar condições para que os alunos possam entrar em contacto com diferentes ferramentas estatísticas.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UC

Scroll to top