turismo,
90 seg

Ep. 1119 Elisabete Figueiredo – Projeto STRINGS estuda como os produtos de proveniência rural são promovidos em meio urbano

June 24, 2021

ep1119_interiorDo queijo da Serra, ao pão-de-ló de Ovar, do vinho do Alentejo, às cerejas do Fundão, esta iniciativa está a estudar como os diferentes produtos de origem local são promovidos em meio urbano.


Elisabete Figueiredo, docente no Departamento de Ciências Sociais, Políticas do Território da Universidade de Aveiro (UA) e investigadora na GOVCOPP – Unidade de investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas, está a desenvolver o projeto STRINGS, uma iniciativa que visa compreender como produtos agroalimentares de origem local são promovidos no meio urbano junto de diferentes consumidores.

O projeto STRINGS está a estudar como as lojas de produtos regionais agroalimentares de origem rural promovem estes produtos junto de diferentes públicos, sejam eles nacionais ou internacionais, em meio urbano, em cidades como Lisboa, Porto, Coimbra ou Aveiro.

Este projeto visa compreender como essa promoção é feita, partindo da perspectiva dos proprietários das lojas e, a partir dessas lojas, reconstruir todo o percurso dos produtos, desde o produtor até ao vendedor, passando também pelo consumidor e pela imagem e representação que esse consumidor tem deste tipo de produtos.

“Estamos a falar de produtos agroalimentares, aqueles produtos que se destinam à nossa alimentação e que são produzidos em áreas rurais nacionais, como o queijo da Serra da Estrela por exemplo, a Alheira de Mirandela, ou o Fumeiro de Vinhais, ou seja, produtos que mais recentemente começaram a atrair a atenção dos consumidores”, acrescenta.

A crescente procura por estes produtos levou a um aumento do número de lojas, impulsionadas também pelo crescimento do turismo.

Neste projeto Elisabete Figueiredo está a estudar a relação entre os produtores, distribuidores e lojistas, mas também o perfil de cliente que frequenta estas lojas, assim como as suas motivações.

Este projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no âmbito do COMPETE 2020.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | GOVCOPP | UA

Scroll to top