tecnologia,
90 seg

Ep. 1131 Joana Malheiro – Projeto APEX desenvolve embarcação para a limpeza de incidentes químicos em alto mar

July 12, 2021

ep1131_interiorEsta embarcação visa aumentar a segurança dos trabalhadores durante os processos de limpeza de derrames químicos.


Joana Malheiro, investigadora no Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) sediado na Universidade do Minho (UM), participou no projeto APEX, uma iniciativa que teve como objetivo desenvolver uma embarcação adequada para ações de limpeza de incidentes químicos em alto mar.

A embarcação foi desenhada e dimensionada com uma estrutura de materiais compósitos avançados passando pela criação de um sistema de monitorização e de ferramentas para a redução de ruído e vibração, sistema de propulsão, e criação de compartimentos pressurizados.

Assim que foi concluída, esta embarcação recebeu uma certificação ATEX que permite o seu uso em ambientes perigosos garantindo que os níveis de exposição da tripulação a diversos agentes químicos e físicos estão dentro dos limites do que é internacionalmente recomendado para a realização deste tipo de trabalho.

A participação do PIEP neste projeto visou uma abordagem teórica através da construção de ferramentas de simulação de apoio ao processo de produção do casco da embarcação.

“A simulação do processo permitiu-nos fundamentalmente determinar a melhor estratégia de produção e evitar o processo de tentativa e erro que é usual no desenvolvimento deste tipo de embarcações”, reforça.

Para além destes modelos de simulação, o PIEP desenvolveu também trabalhos experimentais, desde a caracterização dos materiais à produção de um protótipo à escala reduzida com cerca de 3 metros de comprimento, e à avaliação da estrutura por ensaios não destrutivos para deteção de defeitos.

Este conhecimento permitiu extrapolar os resultados para a produção de um protótipo da embarcação à escala real.

O projeto APEX – Combate à Poluição em Atmosferas Explosivas foi financiado no âmbito do programa Portugal 2020 e, para além do PIEP, contou também com a participação da SWB, a entidade promotora do projeto, e das empesas AMY, DBWave e Acoustic Engineering.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | PIEP

Scroll to top