tecnologia,
90 seg

Ep. 1289 Telmo Adão – Projeto iPath desenvolve plataforma colaborativa que usa inteligência artificial no diagnóstico de cancro

March 24, 2022

ep1289_interiorAtravés de imagens microscópicas de alta resolução esta plataforma vai avaliar como uma doença específica afeta um conjunto de células.


Telmo Adão, investigador no Centro de Computação Gráfica (CCG) e no Centro Algoritmi da Universidade do Minho (UM), está a participar no projeto iPATH com o objetivo de aplicar técnicas de inteligência artificial para detetar tumores, neoplasias e cancro, num ambiente colaborativo direcionado a profissionais de saúde.

O projeto iPATH visa o desenvolvimento de uma plataforma colaborativa para a rede de profissionais de saúde que fazem análises histopatológicas com o intuito de, por exemplo, identificar doenças como o cancro em imagens de microscopia de alta resolução.

Esta rede tem como objetivo partilhar conhecimento entre investigadores, fornecendo um suporte de inteligência artificial que os apoie na identificação de doenças através da análise de imagens provenientes de técnicas de imagiologia médica para assim garantir um diagnóstico mais célere.

As redes criadas pelo projeto iPATH são redes treinadas com conhecimento médico aproveitando o manancial de experiência dos profissionais de saúde em análises histopatológicas de diferentes doenças e de diferentes tecidos.

“O que está a ser feito atualmente é a anotação das diferentes regiões que compõem essas imagens, identificando o tipo de células que está presente, assim como o tipo de doenças que está ali envolvido”, conta.

Esta informação vai alimentar uma rede de inteligência artificial que, com base nestes dados, será treinada para gerar modelos que permitam apoiar o profissional de saúde no diagnóstico e na identificação da doença.

O projeto iPATH é realizado em parceria com a BMD Software e a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | CCG

Scroll to top