medicina,
90 seg

Ep. 1133 Iola Duarte – Investigação estuda o impacto da dieta e do estilo de vida no sistema imunitário

July 14, 2021

ep1133_interiorEsta investigação está a estudar como as células do sistema imune inato são influenciadas por fatores externos como a alimentação e a atividade física.


Iola Duarte, investigadora no CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro e no Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA), está a estudar como a dieta e o estilo de vida influenciam a plasticidade metabólica de células do sistema imune inato, e a sua importância no desenvolvimento de doenças como o cancro e a aterosclerose.

A aterosclerose é uma doença inflamatória crónica que leva à acumulação de placas de gordura, também conhecidas como placas de ateroma nas artérias.

Iola Duarte usa técnicas de espectroscopia de ressonância magnética nuclear para estudar o metabolismo celular e a sua reprogramação em diferentes doenças.

Atualmente, a investigadora está a desenvolver um projeto que visa caracterizar o impacto de diferentes fatores de risco relacionados com a dieta e estilo de vida nas características principais de monócitos e macrófagos, células do sistema imune, também conhecidas por glóbulos brancos, que têm um papel importante no controlo da progressão da doença e na estabilidade das placas de ateroma.

“O nosso primeiro objetivo é desvendar as alterações no metabolismo celular induzidas por compostos como lípidos oxidados, nicotina, ácido úrico e outros elementos, e como segundo objetivo pretendemos identificar potenciais alvos metabólicos que possam ser manipulados farmacologicamente no sentido de prevenir e atenuar a inflamação crónica das artérias”, revela.

No futuro Iola Duarte espera que os resultados deste estudo contribuam para o desenvolvimento de novas terapias de imunomodulação metabólica que ajudem a mitigar o risco cardiovascular.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | Google Scholar | UA | CICECO

Scroll to top