educação,
90 seg

Ep. 1714 André Brasil – Investigação estuda os obstáculos que afetam pessoas transgénero no acesso à educação

February 01, 2024

Esta investigação está a recolher inquéritos e entrevistas de pessoas transgénero em 16 países europeus.


André Brasil, advogado e investigador no Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), está a estudar os obstáculos que as pessoas transgénero têm que ultrapassar para aceder ao ensino superior.

“Atualmente, estamos a finalizar o estudo que aborda as componentes da sexualidade humana e principalmente da diversidade de género no acesso às universidades. Neste estudo queremos realizar uma apreciação da realidade académica atual sobre a presença ou a ausência de pessoas transgénero no ensino superior a partir da análise de experiências trans desde a sua auto-percepção íntima da identidade até à sua auto-declaração em público”, explica.

As identidades de género não normativas passam por um ciclo de violência que se inicia com a rejeição familiar e que se prolonga com as discriminações sofridas a partir, por exemplo, do bullying em contexto escolar, e que muitas vezes resulta no abandono escolar.

Com o apoio da Transgender Europe e da ILGA Portugal, André Brasil e a sua equipa estão a realizar entrevistas em profundidade no Reino Unido e em 16 países da União Europeia.

O objetivo é identificar os obstáculos que as pessoas transgénero têm que ultrapassar nestes diferentes contextos, de forma a formular políticas públicas e de inclusão social que permitam garantir a democratização das universidades, assim como a criação de espaços públicos diversos e plurais que permitam promover o acesso das pessoas transgénero à educação.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Google Scholar

Scroll to top