tecnologia,
90 seg

Ep. 115 Pedro Almeida – De que forma podemos melhorar a interação das pessoas com as novas tecnologias televisivas?

May 01, 2017

ep115_interiorEstudar o perfil dos utilizadores e a forma como estes consomem conteúdos audiovisuais permite melhorar a sua experiência de consumo e aceder mais rapidamente aos conteúdos que lhes interessa. 


Pedro Almeida é investigador do DIGIMEDIA-SocialiTV, Unidade de Investigação CIC. Digital, no Pólo da Universidade de Aveiro (UA), e procura perceber os novos ecossistemas televisivos e a forma como as pessoas interagem com eles.

No grupo de investigação Social iTv procura-se descobrir “quais é que são todos os dispositivos e todas as variantes que constituem a forma como as pessoas hoje em dia consomem conteúdos audiovisuais que ultrapassam claramente apenas a televisão”, incluindo os smartphones, os computadores e os tablets. De acordo com o investigador, são estes novos aparelhos e os contextos em que são utilizados que constituem o novo ecossistema televisivo.

A este grupo de investigação interessa então saber o perfil dos utilizadores, perceber como se pode melhorar a apresentação dos conteúdos, de que forma se podem criar sistemas de recomendação e como se pode personalizar esses conteúdos para que o utilizador tenha uma melhor experiência de consumo e de ver aquilo que gosta no momento certo e de forma fácil. “Não é necessariamente que ele queira interagir muito para chegar ao conteúdo, mas que queira chegar àquilo que lhe interessa”, explica o investigador. O exemplo que dá para justificar “esta lógica de facilitar a descoberta de conteúdos” é o serviço Netflix, também já disponível em Portugal, e a expansão que tem tido a nível internacional. “É a forma muito simples e direta com que conseguimos chegar a programas que eventualmente me interessem e à recomendação que têm”, explica Pedro Almeida.

Saiba mais sobre o investigador em: LinkedIn | UA | SocialiTV

Scroll to top