tecnologia,
90 seg

Ep. 556 Sebastião Pais – Projeto MOVES usa redes sociais para prever a concentração de multidões

February 11, 2019

ep556_interiorOs Coletes Amarelos em França, a greve dos enfermeiros, ou uma celebração de adeptos de futebol. Este projeto está a desenvolver um sistema de vigilância multilingue capaz de detetar multidões emergentes através da análise de textos e imagens publicadas em redes sociais.​


Sebastião Pais, professor auxiliar convidado da Universidade da Beira Interior (UBI) e investigador do Centro de Investigação em Tecnologias e Linguagem Humana (HULTIG), está a desenvolver o projeto MOVES: Monitorização de Multidões em Cidades Inteligentes.

Este projeto propõe desenvolver um sistema de vigilância multilingue capaz de detetar multidões emergentes identificando eventos crescentes que promovem alta concentração, alta energia, e alta emoção, nas redes sociais.

“A nossa fundamental hipótese do projeto é que as multidões virtuais evidenciam características semelhantes às multidões reais. A partir da análise de redes sociais consigo de uma forma preditiva prever, por exemplo, onde é que um determinado aglomerado de pessoas se vai concentrar”, revela.

O foco do projeto MOVES passa então por prever onde as multidões se vão concentrar de forma a auxiliar as autoridades responsáveis na mobilização dos meios de segurança necessários para cada evento.

“Tudo isto é feito a partir da análise das redes sociais. Recorrendo a um processamento de texto e a um processamento de imagem nós vamos estudar o que existe nas redes sociais e assim prever o que pode acontecer”, explica.

O projeto MOVES é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), através de fundos do COMPETE 2020.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | UBI

Scroll to top