geologia,
90 seg

Ep. 1158 Susana Custódio – Investigação usa registos de sismómetros para compreender a dinâmica dos oceanos ao longo do século XX

September 22, 2021

ep1158_interiorOs sismómetros conseguem registar a vibração causada pelas ondas a bater contra a costa, assim como a pressão que estas exercem no fundo do mar.


Susana Custódio, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e investigadora no Instituto Dom Luiz (IDL), está a participar no projeto STorM, uma iniciativa que pretende estudar a ocorrência de tempestades no oceano a partir de dados recolhidos por sismómetros.

Ao longo dos anos, as vibrações causadas pelas ondas eram vistos pelos sismólogos como ruído que perturbava a leitura dos registos sísmicos. Atualmente, é possível usar essa informação para estudar a dinâmica dos oceanos, podendo ser aplicada, por exemplo, no estudo da evolução de tempestades e furacões.

Um dos objetivos do projeto STorM é tentar utilizar dados sísmicos para observar tempestades oceânicas com o intuito de mapear as tempestades que ocorreram durante o século XX, desde as décadas de 1900 e 1910.

Segundo Susana Custódio, apesar do projeto ainda se encontrar numa fase inicial, foi já possível reproduzir um dado, conhecido por significante wave height, que permite obter a altura das ondas a partir da informação sísmica.

Com as observações dos dados sísmicos recolhidos em terra é possível mapear as tempestades que existem no oceano, em particular aquelas que ocorrem próximas de costas onde esteja instalado um sismómetro.

Susana Custódio tem agora como principal desafio expandir este conhecimento de forma a poder observar as tempestades que ocorrem em toda a bacia oceânica.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | Google Scholar | FCUL | IDL

Scroll to top