geologia,
90 seg

Ep. 1202 Tiago Miguel Ferreira- Investigação desenvolve modelo para avaliar o impacto de eventos naturais extremos em áreas urbanas

November 23, 2021

ep1202_interiorEste projeto está a estudar a interação entre diferentes tipos de risco, seja ele sísmico, de inundação, ou de incêndio, para perceber o seu impacto em áreas urbanas.​


Tiago Miguel Ferreira, investigador no Instituto para a Sustentabilidade de Estruturas em Engenharia (ISISE) na Universidade do Minho (UM) e professor na University of the West of England (UWE), está a desenvolver o projeto “Interações Multirrisco para Cidades Resilientes e Sustentáveis", financiado pelo programa MIT Portugal, com o objetivo de estudar o impacto de eventos naturais extremos na área metropolitana de Lisboa.

“Na área metropolitana de Lisboa nós vamos tentar identificar as áreas que cumulativamente apresentam maior perigosidade e probabilidade de ocorrência de um fenómeno extremo, assim como aquelas que apresentam estruturas e edifícios mais vulneráveis”, conta.

Após esta primeira análise será realizado um estudo mais detalhado sobre a interação entre diferentes perigos.

“Por exemplo, podemos estar a falar do risco de termos um incêndio urbano na sequência de um evento sísmico, ou do risco de temos um deslizamento de terras na sequência de um evento de precipitação extremo”, reforça.

O objetivo desta segunda fase será perceber e estimar os impactos que estes eventos extremos poderão ter do ponto de vista de perdas económicas, humanas e materiais.

Com este conhecimento será possível desenhar medidas de proteção para as áreas mais vulneráveis, de forma a minimizar o impacto destes eventos, assim como estratégias de intervenção para melhor coordenar a ação da protecção civil em caso de ocorrência de um evento extremo.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | UM

Scroll to top